Muitos de nossos clientes têm dúvidas sobre o item Alças de apoio, não vou me ater as questões puramente técnicas, mas as “dicas” sobre o assunto, baseadas em nossa longa experiência no atendimento aos clientes que nos pedem orientações.
As alças de apoio, no seu aspecto construtivo, devem observar o que está definido na ABNT -NBR 9050, resumidamente:
Diâmetro de 30 a 45 mm e devem suportar um esforço mínimo de 150 Kg no sentido de sua utilização, apenas para esclarecimento a medida padrão de diâmetro que começa a atender a norma é 1. ¼”, ou seja, 31, 75mm.Os tipos e posicionamentos das alças estão detalhados na norma.
Com relação aos materiais para confecção, são excluídos pela norma aqueles sujeitos a corrosão, aço carbono é um exemplo.
O mercado nacional oferece normalmente alças confeccionadas em tubos de Latão, de Inox ou de Alumínio, fora do Brasil existem alças até de material plástico. Se bem projetadas, as alças em quaisquer desses materiais suportam a carga requerida pela norma.
Uma observação importante sobre o “INOX” é o tipo da liga, a recomendada para alças de apoio é o Inox 304 – Austenítico – não magnético, outras ligas, com preço bem inferior, são as com alto teor de carbono e, portanto, sujeitos a corrosão. A “dica” para diferenciá-las é usar um imã, o INOX 304 não “pega” imã.
No mais as diferenças entre Latão, Inox ou Alumínio são de aspectos visuais, relativos aos tipos de acabamentos que poderão receber.
Outra informação fundamental é onde será instalada a alça, alvenaria convencional ou drywall, não deixe de informar seu fornecedor esta particularidade para que a alça seja fornecida com os elementos de fixação adequados para cada caso e nunca substitua os elementos de fixação fornecidos pelo fabricante.
Espero que com esta publicação, possamos ter ajudado a sanar possíveis dúvidas do setor de compras de seu empreendimento, do pequeno empreendimento onde próprio dono realiza as compras ou sua, que quer deixar seu banheiro mais seguro.